Obra de arte da semana

Bom dia queridos,

Estou meio ausente, porque o meu “Sonho Americano” está acabando e eu ainda tenho muita coisa pra ver. Tem muitas fotos no cel de Flavito (meu marido) para poder compartilhar com vocês =).

E tem o curso de artes também. Quem me dera que eu só tivesse que desenhar e pintar, não mesmo, toda semana, além da atividade artística, tem aula, prova e redação, é mole? Mas eu gosto.

Essa semana, o tema foi “Fantasia e Você” e eu optei por fazer uma obra sobre NYC e o meu sonho. O nome da obra é óbvio e antes que vocês vejam a obra e os seus detalhes, eu vou contar algumas coisinhas para vocês.

Ny Dream/ Ou Meu (NY) Sonho

Como ele foi feito? Que materiais eu eu usei e porque?

O trabalho se baseia nas tendências artísticas do período entre 1916 e 1940 ( I e II Guerras Mundiais) sob influência do dadaísmo e do surrealismo. Trabalhos ligados ao absurdo, ao fantasioso e ao insano.

Esta obra foi feita com base em papel de desenho, desses que você encontra em papelarias, tamanho 34,3x 27,9 cm. A técnica usada foi a colagem – que consisite basicamente em sobrepor imagens retiradas de revistas, livros, folhetos e etc, de forma a criar uma arte única. No caso, eu usei folhetos turísticos que eu recolhi ao longo das minhas andanças por Nova Iorque. Além disso, eu usei canetinhas hidrocor e caneta esferográfica.

Porque eu escolhi estes materiais? Porque eu não tenho muito material de trabalho à mão e além disso, eu queria representar um pouco do que eu estou vendo em NY. As palavras escritas no texto foram tiradas de um site com as 5.000 palavras mais comuns da língua inglesa (http://www.englishclub.com/vocabulary/common-words-5000.htm), escolhidas semi-randomicamente de acordo com a sua importância sentimental.

Quais as ideias que sustentam o meu trabaho? Qual a estória por traz? O que ela significa?

Além de fazer uma representação da vida absurda e vibrante da vida em NY, nesta obra, eu também homenageei alguns artistas surrealistas importantes como Salvador Dalí, Henri Rousseau e Hannah Hoch. Se quiser saber mais, google it.

A personagem central da obra é a personagem japonesa, descontruída (ou seja, cortada em vários pedaços) de autoria de  Stephen Bennett, usada nos selos da ONU.

Ao seu redor, um mundo fantástico se revela, mulher de bigode chamada Daquí (representação feminina de Salvador Dalí), Tiranossauro Rex (retirado de folheto sobre Field Station Dinosaurs) imagens africanas e textos positivos em uma ordem desequilibrada (retidados do folheto do Rei Leão – o mais famoso musical da Broadway).Um barco e a Estátua da Liberdade sangrando (adaptados de um folheto comercial sobre o táxi marítico – The Beast) mostrando a tristeza e a palidez deste monumento tão fake (construído por franceses) e pouco representativo (a população de NYC não queria a estátua, que ficou 10 anos guardada em um porão) que todos gostam de ir ver.

Uma mulher sem a pele do corpo, com seios, batom, sobrancelhas laranjadas e cabelo verde e vermelho – mostrando um pouco da pureza, desnudada e ácida, de NY e também a rebeldia da juventude (retiradas da Exposição o Corpo, sobre o corpo humano), um baú e um navio pirata (da exposição sobre Navios da Discovery), a Bola e uma imagem da Times Square representando a Broadway e vários elementos da exposição do Brooklyn Museum.

Porque eu criei a obra desta maneira? O que eu espero que vocês sintam com esta obra?

Eu gosto de cores vibrantes e coisas que fazem pouco sentido. Também me divirto com trocadilhos e exageros. Ao mesmo tempo em que quero que as pessoas se choquem e se enfureçam, quero que elas se emocionem e riam. Eu sou assim, dual. Nessa obra, eu quis representar as minhas impressões sobre NYC e também revelar um pouco do que sou e o que eu anseio. Mas não vou ficar exlicando cada coisa, porque quero que o “leitor” da obra também crie os seus prórios questionamentos e tenha os seus próprios sentimentos em  relação a tudo.

Acho que é isso pessoal, segue a obra:

Ny Dream

WP_001733 (1)

WP_001734 WP_001735 WP_001737 WP_001739

E ai gostaram da minha obra de arte? Que tal vocês tentarem fazer as suas para a gente compartilhar aqui no blog?

Beijos,

Cellinda

 

 

2 thoughts on “Obra de arte da semana

Comments are closed.