Como evitar: Lesões Causadas por Vídeo-Game

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Tudo o que a gente faz em excesso faz mal. Estas pessoas e eu (que estou com um calinho no dedo de tanto jogar Super Mario 3D Land no 3Ds) sabemos o que isto significa. Eles mais do que eu.

Bom, eles levaram o jogo ao extremo. Em média 14 horas diárias jogando, com intervalos de até 15 minutos para refeições e de 3 a 5 minutos para ir ao banheiro, causaram estas lesões graves em tendões e nervos que você vê ai em cima. Mas não se engane, a má postura ao jogar, o uso de tecnologias que agridem a visão (como a 3D), o esforço repetitivo até mesmo a empolgação podem causar lesões bem ruins.

Veja umas dicas do Xbox LIVE para jogar de maneira saudável:

Guia para Jogar de Forma Saudável

Além de tudo, jogar videogame é para ser uma atividade recreativa e relaxante. Veja o que é importante considerar na hora de jogar:

  • Postura: Certifique-se de que sua posição não vá causar nenhum tipo de desconforto.
  • Esforço: Mesmo menores esforços podem machucar, especialmente quando repetidos diversas vezes.
  • Pausas: Fazer um intervalo é sempre é importante.
  • Saúde: Mantenha um estilo de vida saudável e balanceado.
  • Ferramentas Familiares: Descubra como usar as classificações, controle parental entre outros.

Quando você joga videogames, como outras atividades, você pode ter algum desconforto em suas mãos, braços, ombros, pescoço e outras partes do corpo. No entanto, se você sentir qualquer sintoma como desconfortos, dores, latejamentos, formigamentos, sonolência, queimação ou rigidez, NÃO IGNORE ESTES AVISOS. PROCURE IMEDIATAMENTE UM ROFISSIONAL QUALIFICADO, mesmo se os sintomas aparecerem quando você não está jogando videogame.

Quando for jogar videogame, ajuste seu ambiente
e o arrume de maneira ideal para promover
uma confortável e relaxante postura.

Fotossensibilidade

O risco de convulsões por fotosensibilidade podem reduzir se você seguir essas precauções:

  • Sentar afastado da tela
  • Usar uma tela menor
  • Jogar em uma sala bem iluminada
  • Não jogue caso se sentir sonolento ou cansado

Se você ou algum de seus parentes tem um histórico de convulsões, consulte um médico antes de jogar.

Postura

Cada indivíduo possui um tamanho de corpo único e como vários fatores afetam seu conforto, não podemos dizer exatamente como arrumar seu ambiente para evitar desconforto; no entanto, as sugestões abaixo pode ajudar você a ter mais conforto no ambiente que for jogar.

  • Para obter uma melhor posição das costas, escolha uma cadeira ou um assento que tenha apoio para a parte inferior das suas costas e que permita você escolher qual a possa escolher uma posição natural e confortável.
  • Para obter uma melhor posição das pernas, limpe todo e qualquer objeto que atrapalhem os movimentos suas pernas para conseguir uma posição melhor.
  • Para obter uma melhor posição dos ombros e braços, deixe a parte superior dos braços livres para ficarem relaxados ao seu lado.
  • Para obter uma melhor posição do seu pulso e dos dedos, mantenha seus pulsos retos quando segurar um controle. Evite virar o pulso para cima, para baixo ou para os lados.
  • Para evitar desconforto e torções no pescoço, posicione seu corpo e sua televisão de maneira que você não precise virar a cabeça para cima, para baixo ou para os lados durante muito tempo.
  • Para evitar cansaço nos olhos, evite muita luminosidade colocando sua televisão longe de fontes de luz que produzam brilho, ou use filtros na janela para controlar o nível de luz. Além disso, ajuste o brilho da sua televisão e seu contraste para ficar mais confortável.

Faça pausas

Fazer pausas pode ser de grande ajuda para recuperara seu corpo de qualquer atividade e evitar MSDs. A duração e frequência das pausas que são ideais para você dependem de cada tipo de atividade que você está fazendo. Para a atividade e relaxar é uma maneira de fazer uma pausa, mas existem outras opções também. São elas:

  • Mudar as tarefas pode ajudar também a relaxar os músculos enquanto você permanece. Por exemplo, você pode sentar enquanto joga videogame e ficar de pé quando não estiver jogando.
  • Usar diferentes métodos de executar a mesma ação. Por exemplo, usar o direcional digital ao invés do analógico.
  • Relaxar seus braços e mãos enquanto vê outros jogarem ou entre fases do jogo, replays ou pausas dentro do próprio jogo.
  • Aprender sobre os programas e seus recursos ao ler as informações que vem com o disco do jogo e outros produtos.

Quer saber mais: http://www.xbox.com/pt-BR/Live/HealthyGamingGuide

Não seja tão insano, o jogo não vai sair correndo de você.

Beijos,

Cellinda

 

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