Sexta-feira é dia de… Phantasmagoria

Bom dia amores!!!

Sexta feira linda/louca/666 chegando… e o que é que nós vamos fazer hoje? Sair? Nananananão! Todo mundo vai ler o post primeiro. Depois pode sair.

tumblr_l2czzdXNQR1qbvx0xo1_500

Minhas Memórias

No post de sexta passada, sobre God of War, eu falei para vocês que o Phantasmagoria foi um dos melhores jogos que eu já joguei na minha vida. Sabe o que todo mundo fala do Nintendo 64 ou do Gameboy, eu falo do Phantasmagoria. Bons tempos em que o meu primo, Vuma, me deixava apertar o mouse para tentar salvar cortar a cabeça da “mocinha” com a guilhotina – por isso que eu cresci e fiquei assim. Eu também me lembro de algumas mortes das esposas, davam um medo cabuloso.

Eu ficava muito tempo paralizada na frente daquele jogo, quase sem conseguir respirar. Era, e ainda é, o jogo mais realista que eu já vi. Que saudade.

Capa dos CDs

Capa dos CDs

Phantasmagoria

Foi um jogo de terror em CD-ROM lançado pela Sierra Online em 1995.

Feito durante o ápice dos “vídeos interativos” na indústria dos jogos de computador, Phantasmagoria é notório por ser um dos primeiros jogos de aventura a usar um ser humano (de carne e osso) como o personagem principal, visível quase o tempo todo. A atriz Victoria Morsell passou meses gravando, em frente a uma tela azul, as centenas de ações que os jogadores podiam fazer com que seu personagem fizesse. O jogo foi lançado em 7 CD-ROMs (Muito mais do que a Barsa ou a Almanaque Abril) para acomodar o grande número de vídeos gerados por este processo.

Adrienne e seu marido Don

Adrienne e seu marido Don

Phantasmagoria foi uma boa propaganda para a designer de jogos Roberta Williams, mais conhecida por seus jogos familiares como a série King’s Quest. Mostrando violência e sangue gráfico, além de uma cena de estupro, o jogo trouxe muitas controvérsias sobre restrições de idade e sobre os públicos-alvo. Foi banido na Austrália, e outras lojas grandes dos Estados Unidos recusaram-se a vendê-lo. Que bom que no Brasil não foi assim.

De acordo com o site Oriongames, este foi o considerado o sexto jogo mais assustador até o inicio de 2010.

Cena do Jogo

Cena do Jogo

Um pouco da Trama

O jogo é inteiramente controlado pelo mouse, sendo que é possível interagir com objetos e personagens apenas clicando sobre eles. diferente de outros jogos em point e click,todos os diálogos são feitos automaticamente, sem intervenção do jogador.

A trama do jogo gira em torno da protagonista, Adrienne, e seu marido Don vivendo numa mansão que parece se localizar numa ilha. Com o  passar do jogo os mistérios sobre o enredo e a explicação sobre os eventos sobrenaturais da mansão vão se mostrando, revelando a trama. A trama em si não demonstra muita complexidade, contendo até alguns clichês (como a mansão assombrada e personagens loucos cujas risadas lembram filmes B). O jogo conta com apenas um final considerado “bom”, o restante são apenas cenas em que Adrienne morre – uai, eu achava que estes finais é que eram bons.

Cena de uma das mortes da Adrienne. Como eu já disse, a minha favorita era a guilhotina

Cena de uma das mortes do jogo

Personagens:

Adrienne: Protagonista do jogo, é uma escritora que junto com seu marido Don decidem se mudar para a mansão que pertenceu a Carnovasch. possui uma natureza simpática e doce, não chegando porém a ingenuidade.
Don: Marido de Adrienne, é um fotógrafo que junto com sua esposa se muda para a mansão de Carnovasch.

Carno: O senhor Carno (abreviação de seu sobrenome Carnovasch), é um mágico que viveu no século XIX e o original proprietário da mansão. É parte integral da trama, sendo ele responsável pelos acontecimentos que nela ocorreram.

Carno dando um jeito de matar uma de suas esposas

Carno dando um jeito de matar uma de suas esposas

Em 1996, Phantasmagoria 2: A Puzzle of Flesh de Lorelei Shannon foi lançado. Deixando de lado a interatividade única de um jogo de aventura em favor do formato de vídeos interativos, a seqüência foi mais cara para ser produzida e menos popular com o público, que se cansou dos jogos com vídeo.

Quer saber mais?

Olha o que um fanático escreveu: http://forum.jogos.uol.com.br/Se-saudade-matasse-eu-estaria-morto+phantasmagoria_t_74923

Para quem nunca jogou, ou para quem está com saudades, tem uma longplay no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=2ih4xObQF9E

Para comprar e ver umas reviews: http://www.gog.com/gamecard/phantasmagoria

phantasmagoria

Beijos para todos, seus lindos.

Cellinda

Advertisements