O que é o amor?

Bom dia queridos,

Eu estava lendo um livro muito bacana, um best seller da área de administração, O Monge e o Executivo de James Hunter.

E como eu gosto muito de conceitos, mas tenho dificuldades de dar nome aos bois, se é que você me intende, eu gostaria de partilhar o conceito de amor que este livro me ensinou. Nas minhas palavras mesmo.

ajudando_uns_aos_outros 2

O Amor

O amor é lealdade, trabalho em equipe; o amor respeita a dignidade e a individualidade.

Características do Amor:

O amor Ágape, na  definição bíblica é o que se chama de amor paciente, amor bom. Um amor que não se gaba, que não é arrogante, não é inconveniente, não quer tudo para si, não condena por um erro cometido, não encontra prazer na maldade, mas é alegre com a verdade, suporta todas as coisas e aguenta tudo. É um amor que nunca falha.

São características deste amor:

* Paciência – mostrar autocontrole

* Respeito tratar as pessoas como se fossem importantes. Porque todas as pessoas são importantes.

* Humildade – ser autêntico sem pretenção, orgulho ou arrogância.
*Abnegação – satisfação da necessidade dos outros mesmo que isto implique em sacrificar suas próprias necessidades e vontades.

* Bondade – Dar atenção, apreciação e incentivo.

* Perdão – Não se ressentir quando for enganado. Não signifca que você não pode chamar a atenção da pessoa, você pode. Só não poderá guardar mágoas pelo que ela fez.

* Honestidade – Ser livre de engano. Nosso comportamento deve ser livre de engano e dedicado à verdade a todo custo. A omissão e a meia verdade também são mentiras.

* Compromisso – Sustentar suas escolhas. Comprometer-se com as obrigações assumidas em sua vida.

O substantivo àgape e o verbo correspondente agapaó descrevem um amor incondicional, baseado no comportamento com os outros, sem exigir nada em troca. O ágape é serviço e caridade, acima de tudo.

Existem também outros tipos de amor o Eros, por exemplo, são sentimentos baseados em atração sexual e desejo ardente. Já o Storgé é uma afeição especial entre membros de uma mesma família. O amor Philos é a fraternidade, o amor recíproco. Uma espécie de amor condicional do tipo: “você me faz o bem que eu te faço o bem”. Atualmente, este amor é definido como amizade.

No grego moderno, há também o amor Pragma (Amor que prioriza o lado prático das coisas. O indivíduo avalia todas as possíveis implicações antes de embarcar num romance. Se o namoro aparente tiver futuro, ele investe) o Fraternal (é a afeição natural, como aquela que que os pais sentem pela prole) e o Thelema É o desejo de fazer algo, estar ocupado, estar em proeminência), que são subdivisões dos três amores pricipais: Àgape, Eros e Philos.

Antes que vocês me perguntem se eu posso emprestar o livro, eu fui legal e já achei em pdf para vocês: O+Monge+e+o+Executivo

Um beijo no coração de vocês.

Cellinda

One thought on “O que é o amor?

Comments are closed.