Explicação para o Lago Rosa

Bom dia Amores,

Vejam só mais essa: não bastasse a moda agora, até os lagos estão ficando cor-de-rosa.#Ai que lindo

lagoa1-650x459

 

lagoa2

lagoa4

Lá vem Carlos Ruas para me fazer rir

Lá vem Carlos Ruas para me fazer rir

O Lago Retba, no Senegal, está cor-de-rosa. A coloração é resultado de altos níveis de sal na água, e fica mais visíveis nas estações secas. Em algumas áreas, a concentração de sal chega a 40 %.

Senegaleses navegam diariamente nas águas do Retba, para coletar o mineral, que depois fica amontoado nas margens do lago. Assim como no Mar Morto, é bem fácil flutuar no Retba, por causa da alta concentração salina. O pessoal tem que passar manteiga de Karité na pele para não ressecar por causa da salinidade.

Segundo Michael Danson, microbiologista da Universidade de Bath, na Inglaterra, a cor é produzida por uma microalga, que se adapta e reproduz em meios com alta concentração de sal.

Estas microalgas produzem um pigmento nesse tom que absorve e utiliza a luz solar para criar mais energia, deixando a água em tom de rosa – explicou o especialista – Já chegamos a pensar que o Retba e o Mar Morto eram incompatíveis com formas de vida, mas eles são bastante vivos.

Créditos para: Um Sábado Qualquer – http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/lago-fica-cor-de-rosa-no-senegal-5112828.html#ixzz2SiOCexfG

Beijos,

Cellinda

 

Advertisements