Batom Cancerígeno…será que eu vou morrer?

Boa tarde queridos!

Este post é dedicado à beleza e a saúde da mulher. Se você gosta de BATOM já deve ter visto o viral que voltou a rolar no facebook sobre “Batons com Chumbo” que podem provocar câncer de boca.

images (7)

O viral que mentiu

Segue o post na íntegra que a minha amiga Mayra Mayumi, gentilmente me mandou agora a tarde :]

Boca de uma pessoa com ferimentos em volta

TODAS AS MULHERES DO FACE… Atenção! Postado por Dra. Claudia Pirisi, oncologista.Homens: Não se esqueça de passar esta mensagem para suas esposas, namoradas, amigos ou colegas. Dra. Elizabeth Ayoub biomolecular, e médica emitiu um alerta para batons contendo chumbo, que é uma substância cancerígena.

Recentemente, a marca “Red Earth” diminuiu os preços de R $ 67,00 para R $ 9,90!

Por quê? Porque continha chumbo.

As marcas que contêm chumbo são:

MARY KAY

CLINIQUE

Estée Lauder

SHISEIDO

Red Earth (Lip Gloss)

CHANEL (Lip Conditioner)

MARK AMERICA

MOTIVOS

BATOM

A V O N

Quanto maior o teor de chumbo, maior é o risco de provocar cancer. Depois de fazer um teste em batons, foi observado no nível mais alto de chumbo nos batons da AVON. Cuidado com os batons que supostamente têm maior fixação. Se o seu batom fixa, é devido a níveis elevados de chumbo.

Faça o teste:

1. Ponha um pouco de batom em sua mão;

2. Passe um anel de ouro neste batom;

3. Se notar mudanças na cor do batom para preto, então você sabe que contém chumbo.

Por favor, envie esta informação para todos os seus amigos

Eu posso dizer simplesmente: ESTA MENSAGEM É FALSA! Basicamente, este viral circula na internet desde 2003  e claro a Dra. Claudia Pirisi jamais existiu. Dúvida? Procure pelo CRM dela. A outra doutora citada no texto,  Elizabeth Ayoub, é nutricionista e nunca deu nenhuma declaração sobre batons ok! 

Fora que a “Red Earth” continua vendendo seus lindos batons pelo preço de sempre:  18 dólares.

images (10)

Fora os erros de português gritantes, que estavam no texo, mas que eu tirei para ficar compreensivo.

A verdade sobre o alerta

Mas, infelizmente, não quer dizer que, porque o post é falso, a preocupação não é.

Mocinhas do Brasil, eu pesquisei em hum… quatorze (e contando) sites diferentes sobre informações de traços de chumbo em batons ou batons que sejam feitos de chumbo e a verdade é que achei alguns resultados interessantes.

Do que o batom é feito?

images (8)

De acordo com o Make Yourself Up, o pessoal da Revista JT visitou a Natura para saber como são feitos os batons, os detalhes você confere abaixo.

Matéria prima: ceras (de origem vegetal, animal ou sintética), óleos emolientes e manteigas, pigmentos, antioxidantes, conservantes, aroma e FPS.

Tempo de fabricação das belezinhas: 5 mil unidades/hora

Linha de produção

  • A massa branca, que é a base de todo batom, leva óleos emolientes, manteigas e ceras vegetais e sintéticas, e às vezes também um FPS, que varia com o fabricante. Essa massaroca é derretida e recebe o pigmento. Em seguida, o aroma;
  • A mistura esfria dentro de uma câmara, até ganhar a textura parecida com uma massa de modelar. Após 6 horas, vai para a área de envase;
  • A massa passa por um fusor, sendo aquecida de novo para ir nos moldes e ficar no formato de bala. Depois, passam por uma espécie de maçarico para ganharam o brilho característico
  • Agora, o batom passa por olhos atentos do controle de qualidade. Fase importante para detectar qualquer falha!
  • Mecanicamente, o produto recebe a tampa, aperta e etiqueta. O produto é embalado, e fica com a cara que a gente conhece ao comprar.

Mas e ai, o batom contém chumbo ou não?

images (12)

O chumbo, como todo mundo sabe, é um metal tóxico, macio e pesado. Ele é usado na composição de materias para a engenharia civil,  baterias de ácido, em munição, proteção contra raios-X e forma parte de ligas metálicas para a produção de soldasfusíveis, revestimentos de cabos elétricos, materiais antifricção, metais de tipografia. Mas o chumbo também é usado para pigmentação – normalmente os pigmentos são usados para dar cor a tintasplásticostêxteiscosméticos, comida, e outros materiais.

O caso é o seguinte, na área dos cosméticos, o chumbo tem sido usado desde o antigo egito – A própria Cleópatra VII era uma assídua auto-maquiladora, inclusive tendo criado o primeiro livro de maquilagem de que se tem notícia. No seu estojo de maquilagem:

“foram encontrados tubos, com o nome de Nefertiti e da sua filha, nos quais guardavam khol, uma tinta para os olhos, que se obtinha misturando e reduzindo a pó, antimónio, óxido de cobre, amêndoas queimadas, “malaquite” verde, “cerussite” (um carbonato branco de chumbo) e, algumas Text Box:  </p><br /><br /> <p>Malaquite<br /><br /><br /> vezes, pequenas porções de compostos de chumbo, “laurionite” e “fosgenite”, que posteriormente era misturado com óleo ou gordura. Este produto era armazenado em jarros e aplicado nos olhos, recorrendo ao uso de um pequeno pau.”

Kim Kardashian como Cleópatra

Kim Kardashian como Cleópatra

Mas, se o batom contém chumbo, eu vou ficar com câncer?

Como diria Paracelso (1493-1541) “Todas as substâncias são venenosas; não existe uma só que não seja veneno. A dose correta é o que diferencia os venenos” .

O Chumbo não vai te dar câncer flor – até porque, o efeito que o uso do chumbo, em grandes quantidades, provoca nas pessoas é mental. Isto mesmo! O chumbo pode causar distúrbios de aprendizagem, linguagem, problemas de comportamento e é mais perigoso ainda para mulheres grávidas, porque a substância pode atingir o bebê.

Outras coisinhas que o excesso de chumbo pode causar:

  • Perturbação da biossíntese da hemoglobina e anemia;
  • Aumento da pressão sanguínea;
  • Danos aos rins;
  • Abortos;
  • Diminuição da fertilidade do homem através de danos ao esperma;
  • Diminuição da aprendizagem em crianças;
  • Mas nesta lista NÃO tem câncer.
Chumbo

Chumbo

De acordo com a Super Interessante, em 2009, a FDA (U.S. Food and Drug Administration) testou 20 marcas de batom e encontrou chumbo em todas elas – em níveis considerados elevados. Ai você para e pensa, hum f*deu! Quer dizer que eu não vou ter cêncar, mas vou ficar retardada? #Ai PQP!

images (9)

Bom,  as grande marcas de batom têm, sim, resquícios de chumbo em sua composição. Se você acha que determinada marca é ruim porque seus batons contém chumbo, muito se engana, as marcas mais caras tem os mesmos índices de chumbo das marcas mais baratas.

Saiba que todas as coisas DO MUNDO contém traços de chumbo – inclusive a água que você bebe e os alimentos que você come. E que o seu uso, em quase tudo, é feito desde 2000 a.C. O problema no chumbo está na quantidade.

De acordo com o Toda Ela atualmente não há padrões estabelecidos pela Food and Drug Administration (FDA) para limitar os níveis de chumbo nos batom e cabe aos fabricantes a decisão sobre os testes de segurança que devem ser realizados.

Vale destacar que o chumbo não é intencionalmente colocado nos batons, mas a substância tóxica pode estar presente em aditivos de cor à base de minerais encontrados naturalmente no solo, água e ar.

images (13)

De acordo com o site da Avon normalmente a presença residual de chumbo, eventualmente presente em pigmento, está na ordem de ppm (parte por milhão) e somente é possível de ser detectada por meio de instrumentação adequada (espectrometria de absorção atômica).

O Brasil possui regulamentação específica que determina níveis de segurança para presença de resíduos de metais pesados (chumbo). A Avon cumpre integralmente as legislações local e internacional, assim como os fornecedores com os quais tem parceria. Isto também funciona com a Natura, a Mary Kay e todas as outras empresas de cosméticos.

Então querida amiga, não se assuste quanto ao uso do batom ok! Pode usar o seu batom à vontade tá, não vai te fazer mal nenhum. Eu mesma estou indo ali passar o meu batonzinho rosa choque da Avon.

images (15)

Segue abaixo um  marketing resumão feito pelas conscientes vendedoras de Mary Kay sobre tudo que falamos aqui.

mary-kay-baton-com-chumbo

Um beijo na pontinha do nariz.

Cellinda

Advertisements

6 thoughts on “Batom Cancerígeno…será que eu vou morrer?

    • Hehehe, ai amiga, eu fiquei preocupada igual a você. Mas a gente sabe que o pessoal sempre força a barra, chumbo é perigoso, mas batom não é né.

  1. A segunda foto postada possui características de uma queilocandidíase. Lesão causada pelo fungo dimórfico, Candida albicans, acometendo a pele perioral e o vermelhão do lábio causando lesões esfoliativas. Um pouco de Patologia oral… rsrsrs Beijos

Comments are closed.