Primeiro de Abril – Origens e Brincadeiras

Bom dia queridos,

Vim até aqui só para avisar que hoje não tem post… Estamos de Luto porque Justin Bieber Morreu!

images (75)

Quem me dera né fofz


Hoje é o dia da mentira

Eu brinquei você caiu

Na verdade, hoje é primeiro de abril…

(Sabe-se lá quem escreveu esta música – Primeiro de Abril)

images

Muito cuidado ao sair hoje de casa, ou ao ligar a televisão. Pode ser que você veja notícias sobre pinguins andando na cidade de Londres ou ilhas que se deslocam pelo oceano. Quem sabe a Google não imprima todos o seu histórico de e-mails e mande entregar na sua casa?

Abaixo seguem excertos da reportagem do “How Stuff Works?” (http://pessoas.hsw.uol.com.br/questao604.htm) sobre as maluquices do primeiro de Abril.

Como começou o Primeiro de Abril?

Existem dúvidas sobre quando essa tradição bizarra começou, mas a explicação mais aceita liga o primeiro de abril à França do século XVI. Até 1564, o calendário em vigor era o calendário Juliano, que considerava o início do ano novo próximo de abril. De acordo com o livro “The Oxford Companion to the Year”, o rei Carlos IX, declarou um dia que a França começaria a usar o calendário Gregoriano, onde o ano novo iniciaria em primeiro de janeiro.

Nem todos aceitaram essa mudança de datas, ao mesmo tempo, alguns acreditavam que as datas não deveriam ser alteradas, e foi esse pessoal que serviu de alvo às brincadeiras de abril, pois foram considerados tolos. As pessoas enviavam presentes e os convidavam para as falsas festas. Os cidadãos das zonas rurais da França também eram vítimas dessas piadas. Nesta época, as notícias viajavam lentamente e eles podem ter ficado sem saber sobre a troca de datas durante meses ou anos. E ainda tiveram que suportar as piadas por celebrarem o ano novo no dia errado.

images (73)

Atualmente, na França, as pessoas que “caem” no primeiro de abril são chamadas de ‘Poisson d’Avril’, literalmente significando “peixe de abril”. Uma piada comum é a de pregar um peixe de papelão nas costas da pessoa. A ligação entre os peixes e o dia da mentira não está clara. Alguns acreditam que o peixe representa Jesus Cristo, freqüentemente representado por um peixe nos primeiros tempos da era cristã. Outros dizem que o peixe é relacionado com o signo de Peixes no zodíaco, que é representado por um peixe e que cai perto de abril. Mas é interessante salientar que Napoleão ganhou o apelido de Poisson d’Avril quando casou com Maria Luísa da Áustria, em 1º de abril de 1810.

napoleon1

Provavelmente, não se trata de uma coincidência que o dia da mentira seja comemorado ao mesmo tempo do que dois outros dias semelhantes. Na Roma antiga o festival de Hilária foi uma iniciativa para celebrar a ressurreição do deus Átis. A palavra hilária, provavelmente, é derivada da palavra hilaridade e hilariante, ambas significando alegria ruidosa. Hoje em dia, Hilária é também conhecida como o Dia da risada romana. Na Índia, o festival Holi (site em inglês) comemora a chegada da primavera. Como parte do festival, as pessoas fazem brincadeiras e se lambuzam mutuamente com cores.

images (74)

Não há uma conexão clara entre a observância moderna do dia da mentira e essas duas antigas comemorações, o que leva muitos historiadores a aceitarem a explicação francesa de como surgiu o dia da mentira.

No Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou A Mentira, um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1828, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. A Mentira saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.

De qualquer, o dia da mentira pegou. E se popularizou, chegando à mídia. Veja algumas das histórias que jornais e televisão inventaram por aí.

Peças do Dia da Mentira que ficaram famosas

Retiradas da Wikipédia, as informações abaixo revelam todo tipo de esquisitice já usada para enganar você leitor, no dia Primeiro de Sbril.

  • Kremvax: uma das primeiras peças pregadas na internet no Dia da Mentira.
  • Ilha de San Serriffe: O jornal britânico The Guardian publicou um suplemento em que mencionava esta ilha ficcional. O nome da ilha vem de “sans-seriff”, uma família de tipos tipográficos.
  • Plantação de espaguete: O canal de televisão BBC no programa Panorama apresentou em 1957 uma reportagem falsa sobre árvores de espaguete. Muitas pessoas interessaram-se em plantar árvores de espaguete em suas propriedades.

2005

2006

2008

  • O site de relacionamentos Orkut altera temporariamente a sua logomarca para Yogurt, um jogo de letras com o nome original.
  • Wikipédia anuncia que apagará todas as imagens da Wikipédia lusófona por problemas de Copyright.
  • No site de imagens “deviantART” houve o aparecimento de Mudkips nos avatares.

2009

  • O site inglês “F1live” aproveitou o 1º de abril, dia da mentira, para lançar a falsa notícia de que Lewis Hamilton teria trocado a McLaren pela Brawn.
  • 1º de abril tem Youtube de cabeça para baixo e piloto automático no Gmail.
  • O site de downloads BaixaKi anuncia o projeto Windows 8, uma versão revisada do Windows 7.

2010

  • O site oficial da banda de Metal Sinfônico Nightwish anunciou que Marco Hietala, baixista e vocal masculino, deixaria suas bandas e iria para um mosteiro para estudar canto de corais.
  • O site ‘DeviantART’ troca os avatares de todo mundo por ícones de TEAM Jacob, Edward, Seeker ou Lady Gaga.
  • A homepage do Google se disfarça de Topeka, uma cidade norte-americana que fez a mudança de seu próprio nome para Google, para tentar ganhar o projeto de banda larga da empresa.
  • O site MSN com seu fórum de informações e divulgações sobre tecnologia chamado ‘Techguru’ anunciou que deixaria de ser um fórum de Tecnologia e passaria a ser um fórum de Astrologia, o que geraria desanimo para todos os seguidores.
  • A ‘Desciclopédia’ anuncia que o site foi suspenso por medida cautelar por uso indevido de logomarca protegida por direitos autorais solicitada pela The Coca-Cola Company.
  • O Yahoo anuncia a descoberta de uma ilha chamada Lost, que supostamente teria sido a inspiração para o seriado Lost
  • O site Youtube anuncia uma nova ferramenta chamada Textp, essa ferramenta diz utilizar menos banda do site (US$1 por segundo) e ser uma boa alternativa, pois transforma todos os videos em formato ASCII (letras e números).
  • O blogueiro Daniel Perrone anuncia a demissão de Ricardo Gomes em seu blog no globoesporte.com.

2011

2012

2013

  • Google anuncia o Google Nose, uma ferramenta para transmitir cheiros. Segundo o site, bastava aproximar seu nariz da tela por alguns segundos. O botão “Cheirar” aparece em algumas pesquisas Google, como “Cachorro molhado” ou “Fralda“, e o botão “Compartilhar” permite divulgar o cheiro em sua conta Google Plus 
  • Google Maps lança uma versão chamada “Caça ao Tesouro”, lembrando os famosos mapas da época dos piratas. Além disso, um mini-game permite encontrar ícones de tesouros pelomundo 
  • O site DeviantART lança o DeviantHEART, uma plataforma que permite encontrar sua cara-metade artística baseado em um algoritmo complexo que usa “50 níveis de compatibilidade” (de forma escondida, o site revela que “o código não existe – o resultado é randômico”).

Google Nose

Espero que vocês se divirtam bastante neste primeiro de Abril.

Beijos,

Cellinda

Advertisements